Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do Estado de São Paulo

V Fórum Internacional ABA Rio de Mídia

A Mídia Exterior no Rio de Janeiro está se preparando para uma nova realidade. O SEPEX-RJ está realizando um projeto em parceria com  a prefeitura da cidade que será, sem dúvida, um divisor de águas para a Publicidade Exterior.  Este é um trabalho de vanguarda, que tem inspiração em várias cidades do mundo.

No último dia 24, o SEPEX-RJ – Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do Estado do Rio de Janeiro, apresentou um painel no V Fórum Internacional ABA Rio de Mídia com foco neste trabalho.

A Presidente do SEPEX-RJ,  Teresinha Abreu, mostrou que a França, após 30 anos de estudo, fez uma nova legislação de Publicidade Exterior dentro do código ambiental, onde traz toda a sua regulamentação.  Apresentou também o funcionamento em Paris, abordando as inserções da Mídia Exterior na paisagem. O que se pode observar como resultado é o faturamento. O Brasil tem uma verba publicitária muito superior à  França, em contrapartida a participação da Mídia Exterior no bolo publicitário é quatro vezes menor, o que justifica o novo ordenamento da Publicidade Exterior.

O SEPEX-RJ trouxe de Miami Mr. Diaz para falar e mostrar como a Mídia Exterior funciona em várias cidades do mundo. É a primeira vez que este segmento de mercado traz ao Brasil um palestrante internacional para falar apenas sobre a Publicidade Exterior.

Ele apresentou exemplos bem sucedidos do funcionamento em várias cidades do mundo, tais como: Tóquio-Japão; Toronto-Canadá; Santiago-Chile; Sidney-Austrália; Londres-Inglaterra; Nova York-USA, Chicago-USA, dentre várias outras. Em diversas cidades, áreas degradadas como o Times Square em Nova York, o Piccadilly Circus, em Londres, e etc…, foram recuperadas pela Publicidade Exterior. Abordou, inclusve, a importância da criação para esta Publicidade; ilustrando com vários exemplos. Finalizou mostrando ser fundamental a organização da Mídia Exterior para a Cidade, Empresas Exibidoras e Anunciantes, onde todos ganham.

A palestra  de Mr. Diaz veio corroborar com o trabalho de ordenamento da Publicidade Exterior, para que ela esteja inserida na paisagem, interagindo com as belezas da nossa cidade, dentro de um projeto urbanístico respeitando o meio ambiente.

O evento contou com a presença de mais de 300 pessoas; dentre elas: empresários de Mídia Exterior do Rio, de vários estados do Brasil e do exterior; presidentes de todos os SEPEXs; representantes do poder público,  não só do Rio de Janeiro mas também de Roraima;  jornalistas; estudantes; presidentes de várias entidades correlatas;  anunciantes; publicitários; advogados; e etc.

Fonte (texto e foto): SEPEX-RJ

PARCEIROS