Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do Estado de São Paulo

Além do Outdoor

Mauro Santos,  fala sobre mídia exterior, sustentabilidade e também

a respeito de como a Bandeirantes Outdoor lida com a cultura.

A Bandeirantes Mídia Exterior completa 55 anos de mercado tendo como presente a liderança no segmento de mídia exterior. Para se ter uma ideia da conquista empresa voltou a comercializar os roteiros do TopBus, na área metropolitana dos municípios do Recife, Jaboatão e Olinda, abrangendo mais de mil ônibus – ou o equivalente a 50% da frota das cidades irmãs. Um dos nomes a quem se pode atribuir essa vitória sem medo de errar é o do empresário Mauro Santos, cuja atuação na empresa teve início há 41 anos. “Inicialmente, como mensageiro no expediente da tarde, enquanto estudava pela manhã”, recorda. Sucessivamente, porém, Mauro foi galgando outros degraus em sua trajetória profissional, passando pelos setores de Recursos Humanos, Faturamento/Cobrança e Supervisão da Contabilidade. Até chegar à frente da gerência comercial. “Hoje, como sócio do Grupo Bandeirantes Mídia Exterior, exerço a função de diretor Regional e diretor Operacional, por meio da qual atuamos em cinco estados do Nordeste”, revela.
Sua determinação para seguir com sua atuação na empresa vem do amor pelo trabalho, bem como pela obstinação em servir e atender bem os profissionais da comunicação e clientes da Bandeirantes. “É um trabalho extenuante e desafiador, pois nos deparamos diariamente com situações inusitadas e complexas e temos de encontrar soluções com criatividade e economicidade”, afirma. “Cada trabalho bem feito, no entanto, nos deixa sempre com a alegria e o sentimento do dever cumprido”, completa Mauro, que procura praticar atividades esportivas nas horas de lazer, a exemplo de tênis, bem como viajar ao exterior (“Sempre sem GPS, para dominar e não ser dominado pelas cidades ou região que estamos conhecendo. Dessa maneira, consigo relaxar completamente, além de passar a gostar mais de onde visitamos”). Natural do Recife e pai de três filhos, Mauro Santos participa de um leve bate-papo a respeito de mídia exterior, sustentabilidade e sobre como a empresa trabalha a questão da cultura em seu dia a dia.

REVISTA PRONEWS – Considerando-se o que é feito em outros mercados, o que ainda pode ser explorado em termos de inovação em mídia exterior em nossa região?
MAURO SANTOS – A Bandeirantes tem como característica ser uma empresa inovadora e pioneira em lançar produtos na Mídia Exterior. Procuramos transformar o outdoor em um quadro da nossa cidade e assim o envolvemos com molduras largas e brancas, logo imitadas. Lançamos o outdoor 5 Estrelas, que até hoje o temos como selo de qualidade. Depois o outdoor 10 Estrelas. Posteriormente, o TopLight, o Mega Painel, Projetos Especiais, Sinalização de Veículos e Empena e, recentemente, o TopBus. Agora, nos preparamos para lançar mais um produto inovador e de qualidade ainda não conhecida no mercado regional e que será mais um produto diferenciado que ofereceremos ao mercado anunciante e publicitário.

RPN – Ainda nesse sentido, a Bandeirantes busca utilizar as informações obtidas em outros mercados, bem como iniciativas de sucesso, em seu trabalho no segmento de mídia exterior?
MAURO – Certamente. Nossas viagens ao exterior são divididas entre lazer e visitas a empresas do nosso setor. Sempre na busca de encontrarmos novas soluções na Mídia Exterior compatíveis com nossa realidade de mercado.

RPN – Como a questão da sustentabilidade é trabalhada pela empresa?
MAURO – Temos desenvolvido um trabalho embrionário, mas de grande importância para a comunidade em que nos localizamos. No quesito sustentabilidade, a Bandeirantes desenvolve um trabalho de reutilização das lonas dos outdoors e transforma em produtos como bolsas, pastas, sacolas e estojos, por exemplo, que são vendidos ao público externo. Essa renda é revertida para o grupo de costureiras do bairro de Sítio Novo, em Olinda, que são responsáveis pela confecção das peças. Ano passado, participamos da I Feira da Criança e da Gestante, a Fenekids, apresentando esse trabalho social e sustentável para um público externo.

RPN – Nesse sentido, o que pesa mais para os clientes: estar ao lado de uma empresa consciente de seu papel na sociedade ou de uma que dê resultados?
MAURO – Acredito que não são objetivos antagônicos ou excludentes. Cada vez mais existem pessoas e empresas conscientes de suas responsabilidades com a sociedade, sempre com o objetivo de reduzirmos desigualdades e construirmos um futuro melhor para todos.

RPN – Além da questão sustentável, como a cultura é trabalhada pela empresa?
MAURO – Desenvolvi uma linha de trabalho inusitado na Mídia Exterior, na área cultural, que merece ser relembrado. Inicialmente, com a 1ª Exposição Internacional de Outdoor, que apoiamos e patrocinamos com o apoio da Prefeitura do Recife, na época do prefeito Gustavo Krause. Evento este, idealizado pelos artistas Paulo Brusky e Daniel Santiago, logo realizado em outros países e em outras cidades do Brasil. Acreditamos nesta linha de interação do outdoor como quadro embelezador da cidade e idealizei e realizamos para a Bandeirantes Mídia Exterior outros projetos de larga repercussão, como a 1ª Mostra de Humor em Outdoor, com trabalhos dos melhores cartunistas expostos em toda a cidade. Trabalhos de Clériston, Lailson, Humberto, Maquino e Ral. Posteriormente, nesta mesma linha, fizemos a 1ª Via Sacra em Outdoor, aproveitando as duas faixas da Agamenon Magalhães, no Recife, com o artista Luiz Pessoa e, quando fizemos 50 anos, idealizei e promovemos a 1ª Mostra de Arte Regional em Outdoor, com trabalhos expostos em toda a região dos artistas Guimarães, Chico Laranjeiras, Ferreira e Gilka, com outdoors divulgando e valorizando a arte regional. Todos esses eventos tiveram larga repercussão na mídia nacional e internacional, sempre com o objetivo de levar arte e possibilitar ao povo e a oportunidade de ter acesso a obras de artes em locais públicos, democráticos e não elitistas. Acho que esses trabalhos devem ser resgatados, pois continuam atuais e de grande importância para a divulgação da nossa cultura.

RPN – O que fazer para comemorar mais 55 anos com sucesso?
MAURO – A Atma+Bianchi preparou e estamos veiculando uma elogiada campanha nos nossos diversos produtos de propaganda e comunicação. Somos agradecidos e felizes pelo sucesso já alcançado, pelo apoio e confiança do mercado anunciante e publicitário. No mais, a comemoração é com mais trabalho, mais dedicação, mais inovação e mais bons serviços prestados, como se fosse o nosso primeiro ano de atuação, rejuvenescidos com os ideais e a visão de futuro promissor inalterados.

De Anderson Lima

Para Pronews

http://www.revistapronews.com.br/materias/765/alem-do-outdoor.html

PARCEIROS