Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do Estado de São Paulo

Cases De Utilidade Pública Em Mídia Exterior Pelo Mundo Afora

Mesmo sendo um dos meios de comunicação que, segundo pesquisas, apresenta alto índice de recordação (Grupo de Mídia, 2011), a mídia exterior, ainda não possui grande literatura específica e as pesquisas sobre o tema são pontuais nas diversas áreas de conhecimento[1]. Boa parte dos demais meios de comunicação possui razoável bibliografia e campos de pesquisa determinados.

Uma importante questão nesse sentido é a diferenciação entre o anúncio (a comunicação expressa em papel ou similar) e o equipamento que serve de suporte para o anúncio. A existência dos equipamentos decorre de fatores diversos relacionados sobretudo as normas urbanísticas versus os interesses dos empresários pelos espaços com maiores espectadores (fluxo de pessoas), enquanto o anúncio é o que se veicula, não sendo regulado pelo proprietário do painel.

O que a norma prevê? O que seria adequado prever na norma? Quais características devem ser previstas em uma campanha de mídia exterior? Como deve ser a distribuição e planejamento de uma campanha? A mídia exterior pode colaborar de alguma forma com os interesses locais da população? São exemplos de indagações que nortear pesquisas futuras dentro ou no limite das ciências formais.

Em razão dos projetos desenvolvidos[2], acredita-se que existem possibilidades diversas para a utilização desse tipo de mídia em prol da comunidade, como por exemplo, a criação de campanhas de interesse social (Foto 7).

 

Foto 7 – Exemplo de campanha de utilidade pública: “Doe Sangue e passe a bola para um amigo”. A campanha foi criada pela agencia Publicis graciosamente para a Fundação Pró-Sangue e é veiculada gratuitamente por empresas exibidoras paulistas. Ano: 2011. Acervo: Brasil Mídia Exterior (BME).

Ou a proposição de equipamentos diferenciados para sensibilização e divulgação de causas humanitárias ou de interesse local como se observa a seguir (Figura 2 e Figura 3).

 

Figura 2 – Máquina para vender água contaminada em Nova Iorque. Campanha da UNICEF para sensibilização sobre o problema da falta de água tratada em milhares de lares do mundo. Disponível em: http://www.creamglobal.com/search/17798/22662/tap-project-dirty-water .

 

Figura 3 – As primeiras chuvas após o verão aumentam ainda mais o número de mortes nas estradas da Nova Zelândia. Para alertar as pessoas para os perigos de dirigir em condições chuvosas, a Agência “Colenso BBDO” criou painéis ilustrando um garoto que chorava sangue toda vez que chovia. Em 2009, em uma das regiões que apresentavam altos índices de morte no trânsito, a Região Metropolitana de Papakura, não houve mortes durante o período de Páscoa (um dos períodos com maior fluxo rodoviário). [3]

 

Assista ao vídeo.

 

 

As características da mídia exterior, especialmente a sua peculiar presença no espaço público poderia ser estudada com o objetivo de promover sua refuncionalização em benefício direto da coletividade. Os exemplos apresentados demonstram possibilidades reais de utilização de determinada tipologia de mídia exterior para causar impacto com determinados públicos, no caso, para temas do interesse coletivo.

 


[1] Como, por exemplo, na semiótica que aborda, sobretudo, a percepção dos signos e símbolos das propagandas; na arquitetura, que possui muitos trabalhos sobre a inserção da mídia exterior no espaço urbano, especialmente sobre questões de congestionamento visual e na comunicação abordando as peculiaridades desta e das demais mídias

[2] RIZO, S.A. Comunicação e Cidadania: Um projeto de difusão de demandas locais de utilidade pública através do meio mídia exterior. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DA ESCOLA LATINO-AMERICANA DE COMUNICAÇÃO, XV, 2011, Araraquara. Anais do XV Colóquio Internacional da Escola Latino-Americana de Comunicação. Araraquara: UNESP, 2011. Disponível em: http://celacom.fclar.unesp.br/pdfs/61.pdf.

[3] Disponível em: http://www.colensobbdo.co.nz/#/Work/63/Bleeding-Billboard/. Acesso em 22/01/2012.

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