Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do Estado de São Paulo

Empresa que atua na lei Cidade Limpa espalha publicidade ilegal em lixeiras

Empresa contratada pela Prefeitura de São Paulo descumpre a lei

Uma das empresas contratadas pela Prefeitura de São Paulo para ajudar a retirar a publicidade vetada pela lei Cidade Limpa descumpre a lei.

A Inova, que desde dezembro cuida da varrição de ruas nas zonas norte e oeste e parte do centro e zona leste, espalhou adesivos com sua logomarca em milhares de lixeiras que ela está instalando, como prevê o contrato.

A exibição do logo viola a Cidade Limpa, que proíbe a publicidade exterior na cidade. A CPPU (Comissão de Proteção da Paisagem Urbana), que aprova eventuais exceções à lei, não foi consultada.

A empresa confirmou que já está retirando as logomarcas. A Inova é formada pelas empresas Revita (do grupo Vega), Paulitec e Vital (do grupo Queiroz Galvão).

No total, Inova e o consórcio Soma, que atua na zona sul e parte da leste e não violou a lei, terão de instalar 150 mil lixeiras até abril.

A Inova não informou quantas lixeiras já instalou -diz apenas que são 900 por dia- nem quantas logomarcas foram colocadas irregularmente, mas afirmou que que a retirada será concluída até o fim deste mês.

Entre os serviços prestados pela Inova e pelo Soma estão o apoio à prefeitura na retirada de cartazes e outros materiais de propaganda instalados irregularmente.

Também fazem varrição de ruas, lavagem após feiras, retirada de entulhos e operação dos ecopontos.

(EVANDRO SPINELLI – Folha de São Paulo 16.03.2012)

PARCEIROS