Empresa contratada pela Prefeitura de São Paulo descumpre a lei
Uma das empresas contratadas pela Prefeitura de São Paulo para ajudar a retirar a publicidade vetada pela lei Cidade Limpa descumpre a lei.
A Inova, que desde dezembro cuida da varrição de ruas nas zonas norte e oeste e parte do centro e zona leste, espalhou adesivos com sua logomarca em milhares de lixeiras que ela está instalando, como prevê o contrato.
A exibição do logo viola a Cidade Limpa, que proíbe a publicidade exterior na cidade. A CPPU (Comissão de Proteção da Paisagem Urbana), que aprova eventuais exceções à lei, não foi consultada.
A empresa confirmou que já está retirando as logomarcas. A Inova é formada pelas empresas Revita (do grupo Vega), Paulitec e Vital (do grupo Queiroz Galvão).
No total, Inova e o consórcio Soma, que atua na zona sul e parte da leste e não violou a lei, terão de instalar 150 mil lixeiras até abril.
A Inova não informou quantas lixeiras já instalou -diz apenas que são 900 por dia- nem quantas logomarcas foram colocadas irregularmente, mas afirmou que que a retirada será concluída até o fim deste mês.
Entre os serviços prestados pela Inova e pelo Soma estão o apoio à prefeitura na retirada de cartazes e outros materiais de propaganda instalados irregularmente.
Também fazem varrição de ruas, lavagem após feiras, retirada de entulhos e operação dos ecopontos.
(EVANDRO SPINELLI – Folha de São Paulo 16.03.2012)