O presidente da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), Valter Moura, apoia o projeto sobre a regulamentação da propaganda na cidade, conhecida como Lei de Anúncios. A medida ainda não está em vigor, precisa passar pelo crivo da Câmara, mas já causa desconfiança em parte dos comerciantes.
“A regulamentação precisa ser feita. Não podemos poluir a cidade. Temos que adequar a Lei de Anúncios, discutindo a questão com calma e critério para que ninguém saia prejudicado”, defende o mandatário da Acisbec.
Para que a medida passe a valer sem causar dúvida nos comerciantes, o empresário sugere que sejam feitas reuniões para que as possíveis dúvidas sejam sanadas. “Essa discussão tem que ser feita com critério para que o projeto chegue à Câmara livre de dúvidas.”
A regulamentação elaborada pela Secretaria de Planejamento Urbano e Ação Social a princípio ficará restrita à mídia exterior. O projeto prevê sete padrões para placas de publicidade. Se aprovado pela Câmara, as empresas terão 90 dias para se adequar à regra.
A última alteração na veiculação de propaganda na cidade ocorreu em junho de 2008, quando o Legislativo aprovou projeto de lei do então prefeito William Dib (PSDB) proibindo pintura em muros para anúncios, serviços ou propaganda política.
A Lei de Anúncios está pronta e aguarda apenas a assinatura do prefeito Luiz Marinho (PT), para ser encaminhada à apreciação dos vereadores.
AEROPORTO – Além de apoiar a regulamentação de propaganda em São Bernardo, Valter Moura também se mostra favorável à construção de um aeroporto no Grande ABC, outro desejo de Luiz Marinho.
“Necessitamos sim de um aeroporto na cidade ou na região. Temos condições para isso. Falta vontade política e o prefeito tem essa vontade”, considera o presidente da Acisbec.
O chefe do Executivo defende a instalação de um terceiro aeroporto na Grande São Paulo – já existem o de Cumbica, em Guarulhos, e o de Congonhas, na Capital.
Marinho lidera a discussão sobre o empreendimento no Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, grupo formado pelos 39 municípios da Grande São Paulo. O petista enfrenta a concorrência do prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli (PSD).
De Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
http://www.dgabc.com.br/News/5960072/presidente-da-acisbec-apoia-lei-de-anuncios.aspx