Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do Estado de São Paulo

São Paulo faz concessões na Lei Cidade Limpa, mas Fifa quer mais publicidade de sorteio

Cartazes alusivos ao sorteio da Copa das Confederações 2013 já podem ser vistos em São Paulo

A Prefeitura de São Paulo fez concessões à Fifa (Federação Internacional de Futebol) em relação à Lei Cidade Limpa, mas não foi o suficiente para a entidade ficar completamente satisfeita com a quantidade de publicidade referente à Copa das Confederações às vésperas do sorteio dos grupos. Foram permitidos cartazes pela cidade com o logo da competição e também símbolos do Mundial. Há previsão contratual para que isso ocorra.

Avenidas como a 23 de Maio, por exemplo, estavam tomadas pelos cartazes sobre o evento e também com bandeiras dos países participantes. Havia um boneco gigante do mascote do Mundial, que tinha uma inscrição da Coca-Cola em seu peito, ao lado do Parque do Ibirapuera. Ainda foram autorizadas no Diário Oficial a instalação de bolas gigantes da Adidas em áreas populares da capital paulista, como o Ibirapuera e a Av. Paulista.

“Sabemos que São Paulo tem restrições quanto à publicidade. Então, o que pudermos pegar, será bom. Mas, aos poucos, a cidade percebe que é bom mostrar a presença da Copa na cidade”, disse o diretor de marketing da entidade, Thierry Weil.

A intenção da Fifa é aumentar esse tipo de propaganda pelas cidades-sede da Copa das Confederações e da Copa 2014. Até porque, para a entidade, não há custos para esse tipo de publicidade.

O contrato da cidade-sede com a organização para o Mundial determina que deve ser disponibilizado para propaganda espaços em rotas “protocolares”, o que inclui caminhos feitos do aeroporto e nas regiões próximas aos locais de competições. Caso a prefeitura não tenha direito sobre os espaços, deve pagar para que a Fifa possa ter acesso a eles. No caso do Mundial, isso deve ocorrer 14 dias antes do início da competição.

Não há menção a eventos como o sorteio da Copa das Confederações, mas as regras do Mundial costumam valer também para esse tipo de realização. A Secretaria Extraordinária da Copa 2014 do município não respondeu às perguntas do UOL Esporte sobre as concessões feitas pela cidade à Fifa após dois dias de consultas.

Pelo contrato, ainda há previsão de que a cidade-sede deve fazer uma programação visual detalhada para a competição. Isso deve ser apresentado à Fifa para aprovação. Assim como as marcas dos patrocinadores e do Mundial ficam mais visíveis pela cidade, os concorrentes devem sumir de zonas de exclusão, que são próximas aos locais de competição.

Veja a matéria completa aqui: http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2012/11/30/sao-paulo-faz-concessoes-mas-fifa-queria-mais-publicidade-de-sorteio-em-sao-paulo.htm

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