A execução dos paineis gerou mídia espontânea para a marca. Na última semana, tentava-se desvendar quem era o patrocinador das obras gigantes Crédito: Divulgação
A GE e a AlmapBBDO lançaram na última semana uma galeria ao ar livre em empenas de prédios de São Paulo. A ação faz parte do slogan da empresa: “Se dá para imaginar, dá para fazer” – agora adaptado para “Se dá para imaginar São Paulo mais bonita, dá para fazer”. A iniciativa representa um movimento interessante na cidade, que há cinco anos teve uma drástica revisão da mídia exterior com a Lei Cidade Limpa. Na prática, ela proibiu outdoors e reduziu a exposição de marcas a parâmetros mínimos.
A Galeria GE, como o projeto foi batizado, se utiliza de uma das cláusulas da lei, que autoriza o patrocínio a este tipo de intervenção artística com uma exposição discreta da marca envolvida. Trata-se de uma das primeiras iniciativas nesse sentido na cidade: em junho de 2011, a companhia aérea KLM patrocinou um mural no Centro, próximo à estação da Luz (leia mais aqui).
“Oferecemos ao cliente a proposta de usar a lei a favor da marca. Como a missão da GE é oferecer soluções para tornar o país em um lugar melhor, há uma adequação enorme da proposta”, defende Renata Whirtmann, diretora de contas da AlmapBBDO, responsável pelo atendimento à GE.
Até agora, três pontos paulistanos de grande movimentação ganharam paineis da GE: rua da Consolação, rua Amauri e avenida Paulista. Os responsáveis por cada uma das intervenções são Rui Amaral, Estúdio Colletivo e a dupla Mulheres Barbadas. A empresa permitirá, agora, que consumidores escolham os artistas que devem pintar mais dois pontos em São Paulo.
Por meio de um aplicativo no Facebook, os artistas Mário Níveo, Reynaldo Berto, Morandini e Glauco Diogenes (assista aos vídeos desses artistas ao final da reportagem) concorrem à chance de intervir na avenida Prestes Maia, na região central, próximo ao painel da KLM; e no Itaim Bibi, na rua Clodomiro Amazonas.
Assim que estiverem eleitos e os paineis tomarem forma, a marca terá concluído uma ação convergente, que usou internet e relação entre marca e consumidores numa rede social para dar corpo a um projeto offline. “As empenas são chamariz para todo um projeto online, e é aí que ele se torna bem-sucedido”, explica Renata. Cada um dos paineis representa uma plataforma de atuação da empresa no Brasil: transportes, energia, saúde, aviação e água.
Na fanpage da marca ainda é possível assistir ao making of dos paineis já executados e acompanhar, via streaming, a produção dos dois novos pontos. Para executar este projeto e tratar dos pormenores com a prefeitura, a Almap contou com intermediação da Farah Service. Ao todo, foram dez meses de negociação – e a previsão é que os cinco paineis permaneçam nas empenas por, no mínimo, seis meses.